Colagem Segura:

Quais as diferenças entre Selantes e Adesivos e como usá-los.

25/09/2019

Na edição 54 da Revista Vidro Impresso (2019), houve como pauta o tema Colagem Segura, trazendo em questão qual a diferença entre os diferentes tipos de fixadores químicos e como utilizá-los.

Para a realização de uma colagem bem-sucedida, primeiramente é importante que o profissional tenha noção sobre as variáveis de colagem para escolher o produto ideal para sua obra. O fator que determinará a eficiência da colagem, é o entendimento sobre qual função o produto terá na obra. Dentre os vários tipos de fixadores estão os adesivos e selantes:

Os Adesivos são projetados para unir duas ou mais partes de materiais, sejam do mesmo tipo ou diferentes. À base química e suas propriedades físicas, determinarão suas características técnicas ou a funcionalidade para o qual foi projetado.

Os Selantes são projetados para “selar” ou “vedar” juntas com movimento (dilatação, contração etc.), como visto em fachadas, pisos, lajes, estruturas e outros. E para juntas sem movimentação (como em boxes, louças sanitárias e pias de cozinhas). O selante também é aplicado entre duas ou mais superfícies, de materiais iguais ou diferentes, fornecendo uma barreira e propiciando estanqueidade de ar, água ou poeira. A base química e suas propriedades físicas, determinarão suas características técnicas, desempenho e principalmente seu tipo de uso e as limitações.

 

Entre as principais características dos selantes e adesivos, determinadas a partir da sua formulação, encontramos as seguintes:

Tempo de formação de película; Tempo de cura; Dureza Shore A; Densidade; Escorrimento; Alongamento; Elasticidade; Resistência a temperatura; Resistência a agentes climáticos; Resistência a tração; Resistência ao cisalhamento; Adesão em superfícies.

 

Selantes e adesivos com formulações de alta qualidade garantem um bom desempenho na obra. Por isso, uma colagem segura e eficiente começa a partir de uma minuciosa avaliação do projeto elaborado, que sempre deve ser realizado por profissionais especializados, que possuem a capacidade de ministrar treinamentos, acompanhando e verificando o cumprimento dos processos adequados , como os de limpeza das superfícies, controle do ambiente e a correta aplicação do produto utilizado para a fixação, até sua cura total e liberação.

 

Quer conhecer mais sobre? Veja aqui quais são os tipos de selantes e adesivos para saber qual produto escolher em sua obra.

Faça parte da nossa lista de e-mail

(11) 3722-0252 / 3722-0251

Whatsapp (11) 98524-2978

R. Cabral de Menezes, 33 - São Paulo / SP

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle